Notícias

Nível de serviço do Estoque (NSE)

23/02/2016 às 11:37

NIVEL DE SERVIÇO DO ESTOQUE - NSE

"Tudo que o Cliente quer é encontrar o produto que ele deseja, na hora que ele procura”

Parece uma operação simples, mas não é. 

O Nível de Serviço do Estoque certo, na hora certa, na quantidade certa, se tornou uma ciência com direito a cadeira nas Universidades de Logística e Supply Chain e muitas horas de debates dos Consultores, Analistas de Regra do Negócio para documentar e depois explicar para Analistas e programadores, por fim treinar os usuários no novo sistema. Este é um assunto Infinito que precisa ser tratado por degrau ou estagio de maturidade das organizações.

Por que é difícil?

Primeiro porque a quantidade de Produtos existentes, de novos Produtos e suas apresentações (liquido - pó - creme - Emulsão - pote - etc, cores e tamanhos), com novos fornecedores e novos territórios tornaram a operação de controle dos muitos estoques um problema exponencial. Depois as regras cada vez mais rígidas das agencias reguladoras e as regras tributárias cada vez com mais impostos, faz do relacionamento da Cadeia Produtiva algo para profissionais do assunto, com a diversidade de tecnologia que requer a tradução e ajuste de cada novo dado que surge.

Da maturidade para interpretar, traduzir e negociar com diferentes parceiros (fornecedores de produtos, serviços e funcionários), vem a solução parametrizada e ou customizada para cada empresa.

Como ter um estoque eficiente?

1 - Trate o produto/estoque como dinheiro e tenha todo cuidado e organização sobre ele, lembrando sempre que ele é o único elo entre sua empresa, fornecedor e cliente. Também recai sobre o estoque de produtos a responsabilidade de gerar a receita que a empresa precisa. A qualidade do estoque começa no momento de cada compra e dos processos de wokflow dos pedidos.

2 - Contrate empresa especialista em soluções e serviços de organização dos processos e qualidade  dos estoques, que lhe permita evoluir seu negócio, AFINAL ATENDER BEM O CLIENTE E SUA ESPECIALIDADE.



-->