Notícias

Consultoria melhora resultados de empresa

20/10/2017 às 15:58

Consultoria melhora resultados de empresa

Trabalho feito em conjunto entre as equipes da Informata e JMonte foi fundamental para o rápido sucesso nos processos operacionais básicos e das mudanças estratégicas na gestão e movimentação dos estoques


Toda empresa passa por dificuldades e, para superá-las, é necessário adotar algumas ações que visem reestruturar as empresas para o crescimento. No início de 2015, a situação da JMonte Center não era das melhores.


O faturamento se encontrava em queda, estoques desorganizados, empresa no vermelho, com custos muito altos, além do grau de endividamento anormal para o tamanho da empresa.


Considerando este cenário, algumas medidas foram aplicadas. “Conhecemos a Informata e sua proposta de foco no Core Business (ponto forte e estratégico da atuação da nossa empresa) e fechamos de imediato um contrato com ela”, lembra Jeová Júnior, presidente da rede Jmonte.


Essa decisão tomada no feeling, em resposta ao quadro geral da empresa, mudou positivamente o destino da JMonte. A implantação do MD-Log foi realizada logo, em maio de 2015. Com essa migração foram revistos todos os processos de forma rápida e objetiva. Segundo Jeová Júnior, o mais interessante, que surpreendeu positivamente, foi o nível de conhecimento do negócio da equipe da Informata.


“A orientação assistida da Consultoria da Informarta, feita em conjunto com nossa equipe, foi fundamental para a melhoria rápida do estado geral dos nossos processos operacionais básicos e das mudanças estratégicas na gestão e movimentação dos estoques, com adoção do CD centralizador do reabastecimento automático das lojas”, acrescenta.


Empresa alcançou redução de 35% na frota de veículos e ampliou suas entregas para 18 a 20 entregas por dia.


Todas essas mudanças trouxeram inúmeros benefícios diretos de redução de custos, velocidade dos processos e maior segurança nas movimentações. A empresa alcançou uma redução de 35% na frota de veículos e registrou um aumento da média de entrega diária de 8 a 9, para 18 a 20 entregas dia. Teve redução das retaguardas de loja com significativa redução de pessoal no operacional e melhoria no CD. Obteve uma redução em quase 65% da equipe de logística das lojas. “O ponto forte para que tudo isso acontecesse foi a consultoria executiva e monitorada que tivemos pela Informata, que nos transmitiu a segurança necessária para esta aventura”, completa o presidente da rede Jmonte.


JEOVÁ JÚNIOR, presidente da rede JMonte, elenca as vantagens da consultoria:

- Redução em 35% da frota de veículos;

- Aumento da média de entrega diária de 8 a 9, para 18 a 20 entregas dia;

- Redução das retaguardas de loja com significativa redução de pessoal no operacional e melhoria no CD;

- Redução em quase 65% da equipe de logística das lojas;

- Prevenção de retrabalhos com lançamentos, reduzindo a equipe de lançamentos, monitoração e controle;

- Análise objetiva dos estoques, onde antes do MDLog o estoque das curvas A e B eram em torno de 10% e hoje já chega a mais de 60% do total;

- Redução do estoque total (algo em torno de 35%), fazendo dinheiro de mercadorias C e D, ou mesmo, ajustando seu giro tirando-a dessa categoria;

- Melhoria significativa na análise de compras readequando as quantidades compradas de acordo com importância das curvas;

- Ressuprimento de filiais de forma mais simples e ágil, economizando bastante em tempo e pessoal.


Orientação garante superação nos altos e baixos do mercado


Sanar os problemas da empresa exige disciplina. Em 2016, em plena crise econômica e retração do mercado, a JMonte Center voltou ao crescimento e aos resultados positivos. Dentro das ações desenvolvidas pela Informata, foi alcançada uma redução de custos, melhorando significativamente o resultado e o caixa da empresa.


Entre os exemplos práticos dos resultados alcançados se destacam: Análise objetiva dos estoques da empresa, onde antes do MDlog o estoque das curvas A e B era em torno de 10% e hoje já chega a mais de 60% do total; Redução do estoque total (algo em torno de 35%); Melhoria significativa na análise de compras readequando as quantidades compradas de acordo com importância das curvas; e Ressuprimento de filiais de forma mais simples e ágil, economizando bastante em tempo e pessoal.


“Temos crescido a taxas admiráveis no mercado que vivemos. Grande parte do sucesso atingido se deve a consultoria, o sistema ajustado a metodologia que eles empregam na mudança. Além disso, minha equipe de gestores e de operadores não mediram esforços para ajudar a JMonte neste importante projeto”, destaca o presidente da rede, ao frisar que, constantemente, ainda enxerga índices a melhorar.


“Ajustes são naturais de acordo com a natureza e especificidade de cada negócio, mas para nossa empresa foi importante, porque também alavancamos em profissionalismo ao adotarmos diversas práticas orientadas pela Informata. Também observamos a assistência sempre muito rápida na comunicação entre as empresas, que também é um ponto forte nessa relação. Hoje, estamos prontos para crescer e melhor preparados e orientados para enfrentarmos os altos e baixos do mercado no Brasil”, finaliza.


Fonte: Jornal Meio Norte - Teresina/PI - Caderno Negócios