Notícias

Anatomia dos setores do negocio.

18/07/2013 às 14:23

Anatomia dos setores do negocio.

Uma empresa é como um corpo humano, com cabeça, tronco e membros. 

Possui órgãos com funções muito bem definidas ou setores responsáveis por produzir um resultado final ou parcial, que servirá a outro setor.

Não é raro encontrarmos empresas siamesas (com varias cabeças) principalmente as empresas familiares onde se tem herdeiros com proporções iguais de ações e estes herdeiros são Diretores com iguais poderes de mando.

Neste cenário os funcionários servem a vários chefes e ficam sem um foco especifico de atividade, gerando o que chamamos de setores anômalos ou órgãos sem função clara dos seus entregáveis.

O resultado desta anomalia se observa na execução dos processos operacionais do negocio, no turnover de funcionários, na lentidão e informalidade da organização e nos resultados inexistentes.

Não é raro um diretor admitir e outro demitir, um fazer e o outro desmanchar, seguindo a lógica cruel “do manda quem pode, obedece quem tem juízo”. 

Neste cenário, se fosse um corpo humano, estaria com muita febre, dor de cabeça, etc. demonstrando sintomas claros de uma infecção ou problema no seu funcionamento.

Também é comum a muitas empresas neste estagio, acreditarem que com o tempo as coisas vão melhorar sem grandes atritos pessoais. O tempo passa e que acontece é que as dificuldades irão aumentando a cada mês.

Todavia, cedo ou tarde a consciência recai sobre a Direção e estes procuram ajuda de especialistas no assunto, assim como nós humanos fazemos alto medicação, muitas vezes sem resultado e buscamos apoio medico quando o desespero e a incerteza batem à nossa porta.

Feliz da empresa que descobre que precisa de ajuda antes do seu colapso e das pessoas que encontra a saúde ainda a tempo, mas o índice de mortalidade nos dois casos ainda é muito relevante.

"Se as coisas não mudam, então deixe as coisas como estão e mude você"

A Informata está qualificada e certificada para lhe ajudar reorganizar os setores e revigorar os processos do negocio da sua empresa, abrangendo a "Gestão de mercadorias para revenda e das regras comerciais" desde o fornecedor até a entrega ao cliente/loja.



-->