Notícias

O Estoque e a Logística

28/07/2014 às 15:37

O ESTOQUE E A LOGISTICA.

O grande problema e a única solução para o comércio.

Se faltar, perde-se o cliente para a concorrência.
Se sobrar, perde-se a margem com o baixo giro.
Se vencer e ou avariar, perde-se o capital empregado em sua compra.

Sendo o Estoque o ativo que rende o maior, se não o único lucro do comércio, ele pode ser considerado como um pacote de dinheiro estacionado na gôndola, no CD ou viajando em algum modal (carro, trem, navio, avião). Sobre ele recai a esperança de uma empresa obter lucro e o sonho do consumidor em conseguir o que procura.

Visto de maneira simplória, ele se assemelha a uma pedra, parada e sem vida, a não ser pela marca e cores da sua embalagem.

Avaliando com profundidade, o Produto carrega em si um longo caminho percorrido desde a matéria prima até que o vejamos estacionado na gôndola da loja.

Fatiando o produto numa visão reversa, vamos ver a margem de lucro do varejo, os impostos, o frete, a mão de obra, os custos industriais e de distribuição/logística.

Então podemos concluir que o Produto é físico, fiscal e financeiro (F.F.F.), durante todo seu ciclo de produção e comercialização, até que o consumidor o leve pra casa. Neste ponto ele leva o físico, o financeiro vai para o banco e o fiscal para o débito ou credito, a depender da situação.

Falar em logística é falar em Físico, Fiscal e Financeiro, em formatos, em peso e cubagem, em embalagens comerciais e de transporte, em modais e principalmente em números de manipulação (quantas vezes alguém pega no produto para realizar um processo na cadeia produtiva).

Economizar passos e automatizar processos manuais ao máximo é o segredo da eficiência da logística e da gestão de estoque. Garantindo o baixo custo e disponibilidade do ESTOQUE na quantidade certa, para a satisfação do consumidor e obtenção de lucros do varejo e da cadeia produtiva como um todo.

LOGÍSTICA é um assunto novo para o varejo e necessário para a qualidade e eficiência do produto na loja.


Alcione Melo
informata.



-->